create a website

Disfunção Temporomandibular

Disfunção Temporomandibular (DTM) e Dor Orofacial

O que é DTM?

É um termo genérico que se refere à anormalidade dos músculos da mastigação, das ATMs (articulação temporomandibular), ou de ambos, as quais causam desequilíbrio funcional que leva à dor na face, e/ou ouvidos, e/ou fundo dos olhos, e/ou cabeça,coluna, desequilíbrio postural, pescoço, podendo levar a formigamento nos braços e nas mãos.

Ela afeta milhares de pessoas, de qualquer idade, sexo ou raça, embora acometa principalmente mulheres na idade adulta.

Pode estar presente quando houver algum dos seguintes sintomas:

• Dificuldade e/ou limitação e/ou travamento para abrir, fechar ou movimentar a boca

• Dor associada a ruído durante os movimentos da mandíbula (abrir, fechar, falar, mastigar etc.)

• Dores na face e/ou na cabeça e/ou pescoçoe/coluna

• Alterações dos movimentos da boca

• Dor durante a mastigação, principalmente com alimentos que exigem mais esforço

• Dor de dente em que não se encontram causas convencionais, como cáries ou doenças gengivais

Existem múltiplas origens de dor orofacial: neurológica, vascular, oftalmológica e otorrinolaringológica. Os desequilíbrios de oclusão e mau posicionamento dental são fatores desencadeantes da DTM.

Os fatores odontológicos, embora muito frequentes, nem sempre são investigados. Entretanto, o cirurgião-dentista é indispensável no processo de diagnóstico e tratamento de pacientes com essas queixas.

Os estudos mostram que a dor de dentes é a dor aguda mais comum das dores orofaciais, enquanto as DTMs são as causas mais comuns das dores crônicas orofaciais. Estudos epidemiológicos mostram que há uma grande incidência de DTM na população.

Outras doenças que podem causar DTM:

É de fundamental importância lembrar que DTM e dor na face também podem ser sintomas de doenças sistêmicas, como artrite reumatoide, fibromialgia, câncer, diabetes, entre outras.

Portanto, é necessária uma investigação minuciosa a fim de descartar a presença de outras doenças, algumas raras. Felizmente, a maioria das DTMs é de origem benigna, todavia, uma minoria pode ser de origem de tumores malignos ou devido a doenças graves.

Qual profissional deve procurar?

O Cirurgião Dentista inicialmente. Após minuciosa avaliação e remoção de possíveis fatores locais, ele o encaminhará a outros profissionais se necessário: fisioterapeuta, otorrino, fonoaudiólogo, oftalmologista, neurologista, psicólogo, etc..

Disfunção Temporomandibular é uma especialidade da Odontologia e, portanto, o cirurgião-dentista contribui e participa ativamente na avaliação de queixas de dor facial, dor de cabeça ou dor no pescoço. Dependendo da origem do problema, o tratamento pode ser exclusivamente de responsabilidade do cirurgião-dentista.

Fatores associados às DTMs:

Apertamento dentário

Ranger os dentes (bruxismo)

Morder objetos

Mascar chicletes

Má postura

Estresse emocional

Artrites e Artroses

Mastigação viciosa (só de um lado por muito tempo)

Assimetrias faciais

Posicionamento incorreto entre maxila e mandíbula

Anormalidade na Oclusão( encaixe dos dentes)