best free html templates

Periodontite

O que é Periodontite?

A higiene bucal feita erroneamente promove o acúmulo de bactérias na superfície dos dentes, formando o biofilme bacteriano (placa bacteriana). Esse biofilme leva a inflamação da gengiva (gengivite) que se não for tratada pode progredir para a periodontite, causando a perda das estruturas que suportam o dente na boca (osso, ligamento e cemento) e em estágio mais avançado pode promover a perda dos dentes envolvidos.

A periodontite é uma doença silenciosa, nos estágios iniciais, não gerando dor. O sinal clínico mais comum é o sangramento gengival. Quanto antes for diagnosticada pelo Cirurgião Dentista, menores serão suas sequelas. O Cirurgião Dentista que trata a periodontite é o periodontista.

Qual é a relação entre as Doenças Periodontais e as Doenças Sistêmicas?

As doenças periodontais podem influenciar a saúde geral ao afetar diretamente ou contribuir para o desenvolvimento de enfermidades em outros órgãos.

A periodontite é um indicador de risco para diversas sistêmicas, tais como doenças Cardiovasculares, Diabetes Mellitus, nascimento de bebês prematuros e baixo peso.

Periodontite na Maternidade

A doença periodontal, por ser uma infecção, quando ocorre em gestantes, é considerada um indicador de risco para o parto prematuro e o nascimento de crianças de baixo peso, podendo também estar associada a Pré-eclâmpsia.